Tudo o que você precisa saber sobre o concurso Guarda de Niterói

Veja detalhes da seleção de 2014 para guardas municipais


A Guarda Municipal de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, está próxima de abrir um novo concurso com 142 vagas. Para quem tem ensino médio completo e sonha com carreiras na área de segurança essa é uma ótima oportunidade. 

O estudo antecipado pode ser decisivo para conquistar uma vaga como guarda municipal. Antes do edital ser publicado, uma das formas mais eficazes de estudo é baseada na última seleção para o órgão. 



Por isso, o ‘Concursos com Trânsito’ reuniu todas as informações do último concurso para Guarda de Niterói. Confira! 

Vagas concurso para Guarda de Niterói

O edital do último concurso para GM de Niterói foi publicado em 2014. Ao todo, foram oferecidas 350 vagas efetivas para o cargo de guarda municipal mais formação de cadastro de reserva.  

A banca organizadora foi o Centro de Seleção Acadêmica da Universidade Federal Fluminense (Coseac/UFF). 

Requisitos e Salários

Os pré-requisitos para se candidatar ao concurso Guarda de Niterói foram: ter ensino médio completo; 18 anos completos no dia da posse; altura mínima de 1,70m para homens e 1,60m para mulheres; e Carteira Nacional de Habilitação na categoria B.

Há quatro anos, os salários oferecidos aos guardas municipais de Niterói eram de R$2.278,37. Esse valor era composto por vencimento base, 100% de gratificação de risco de vida e 35% de gratificação por regime especial de trabalho. 

A Guarda de Niterói contrata pelo regime estatutário, que assegura a estabilidade empregatícia. Os servidores ainda contam com auxílio-alimentação e auxílio-transporte.

Jornada de trabalho

Os aprovados no concurso podem trabalhar em escalas de 12 x 36 horas, 24 x 72 horas ou 40 horas semanais. Esta última com expediente de oito horas diárias, podendo haver convocação para trabalho em regime de plantão diferenciado, de acordo com a necessidade do serviço.

Inscrições 

As inscrições do concurso foram aceitas via internet, pelo site da Coseac/UFF. Os cadastros puderam ser realizados por mais de um mês. O valor da taxa de inscrição foi de R$75.
Apenas membros de famílias de baixa renda, inscritos no programa CadÚnico, puderam solicitar a isenção da taxa.

Etapas do concurso 

1ª Etapa - Prova de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório;
2ª Etapa - Exame Antropométrico e Prova de Capacidade Física, de caráter eliminatório;
3ª Etapa - Exame Psicotécnico, de caráter eliminatório;
4ª Etapa - Exame Médico, de caráter eliminatório.
5ª Etapa - Investigação Social e Documental, de caráter Eliminatório.

As mesmas fases foram confirmadas para o concurso Guarda de Niterói 2018. Por isso, é possível intensificar os estudos já que a estrutura será mantida!

Prova objetiva

Na prova objetiva da última seleção, os candidatos tiveram cinco horas para responder a 100 questões, distribuídas pela seguinte maneira:
•    Língua Portuguesa – 30 questões;
•    Conhecimentos Básicos de Informática – 10 questões;
•    Conhecimentos Básicos de Direito – 50 questões;
•    Conhecimentos do Município de Niterói – 10 questões.

Cada questão teve cinco alternativas de respostas, sendo somente uma correta. Foi considerado aprovado na prova objetiva do concurso de 2014 quem obteve, ao menos, 50 dos 100 pontos previstos. Ainda foi necessário alcançar 50% da pontuação em Conhecimentos Básicos de Direito e 40% de cada uma das demais disciplinas.

Prova de capacidade física

Os classificados para a prova de capacidade física, por sua vez, foram submetidos aos seguintes exercícios:

Sexo feminino:
- Flexão abdominal – 25 repetições em 1 minuto;
- Flexão de Cúbitos (braços) – 20 repetições em 1 minuto;
- Corrida de velocidade – 100 metros em 22 segundos;
- Corrida de Resistência – 2.000 metros em 12 minutos.

Sexo masculino:
- Flexão abdominal – 30 repetições em 1 minuto;
-  Flexão de Cúbitos (braços) – 30 repetições em 1 minuto;
-  Corrida de Velocidade – 100 metros em 20 segundos;
- Corrida de Resistência – 2.400 metros em 12 minutos.

O concurso GM Niterói teve prazo de validade de dois anos, sendo prorrogado por igual período. Atualmente, não há mais cadastro válido para suprir o déficit e completar o efetivo da corporação estipulado em lei.

Edital do concurso GM Niterói pode sair após eleições

O edital do concurso Guarda de Niterói pode ser publicado após 28 de outubro, dia do segundo turno das eleições. A previsão foi passada pelo prefeito do município, Rodrigo Neves, durante evento para entrega de 170 pistolas elétricas, em setembro, na cidade da ordem pública. 

O gestor também adiantou que as provas devem ser aplicadas apenas no primeiro semestre de 2019. Com o prazo para publicação do edital definido, os interessados no concurso GM Niterói já podem montar um plano de estudos para garantir uma vaga na seleção.

“Vamos realizar esse concurso no final do ano. Você (guarda) que tem amigos que desejam se incorporar a esta importante missão, pode dizer que no final do ano, logo depois das eleições, será lançado edital de um novo concurso para a Guarda Civil Municipal, que será realizado, provavelmente, no primeiro semestre do ano que vem”, disse o prefeito.
 


Publicado em 24/10/2018 às 22:56:02
Compartilhe com os amigos: